Super El Niño: Na região chuva já supera média histórica desde 1997 e a previsão é tempo instável com possibilidades de temporais

Como tem chovido bastante no mês de Novembro. Com a aproximação do verão, as chuvas aumentam consequentemente. Porém um fator que está levando chuva a bater recordes histórico desde as primeiras medições pelo Sistema Meteorológico do Paraná em 1997, é o fenômeno conhecido como o El Niño, ou melhor, o Super El Niño.
A classe do "o menino" em espanhol, subiu para "super" ou seja, o el niño, vem com força, e o seu auge já começou. Desde a segunda quinzena de Novembro, até final de Janeiro do ano que vem, nossa região, assim como em boa parte do Paraná, teremos recordes de chuvas, tempestades com ventos fortes, raios e trovoadas. 
Para se ter uma ideia, em Maringá e região a chuva acumulada é de 242,6 mm até ontem, ou seja é o maior registro desde 1997, quando começaram as medições. Índice histórico, que já superou 96% da média climatológica, que é de 117 mm para o mês. 
E vem mais chuva com temporais por aí. Para os próximos 10 dias em Paiçandu está previsto, uma média de 103 mm de chuvas. Deve chover bastante no próximo Sábado (28) quando o previsto é de 38 mm. Mas os outros dias serão também chuvosos. 
O calor continua, as combinações de sistemas meteorológicos entre eles: Frente Fria, baixa pressão atmosférica, e ventos úmidos e quentes da região Amazônica formam tempestades severas em pontos do Paraná. Pois com esses sistemas, o tempo é abafado e muita umidade que formam nuvens de chuvas, potencializando tempestades. 
Nesta Quarta Feira (25) em Paiçandu, tem possibilidade de tempestades e deve chover cerca de 13 mm. Com sensação de tempo abafado com máxima de 31°C. Chuva que vem com raios e trovoadas e ventos fortes, esse cenário deve permanecer nos próximos 10 dias.

0 comentários:

 
Blog Leandro Oliveira © 2012 | Designed by DNA HOST